Hotel Fazenda Florença

Tour da Experiência no Vale do Café

Tour da Experiência no Vale do Café

Caminhos do Brasil Imperial

Caminhos do Brasil Imperial

O Sebrae-RJ realizou no dia 15 de setembro, na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, o lançamento do Selo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial, oficializando a certificação de 113 empreendimentos turísticos localizados no interior do Rio de Janeiro, entre eles 19 no Vale do Café, representado pelas cidades de Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras.

A certificação é o resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa e consultoria desenvolvida pelo Sebrae-RJ em parceria com o IMB (Instituto Marca Brasil), gerando produtos turísticos com base histórica aliados ao conceito da “Economia da Experiência”. O turismo da experiência é uma nova tendência em que os turistas querem vivenciar experiências nos destinos escolhidos e não somente contemplá-los, sendo o Selo uma referência de produtos diferenciados que valorizam o despertar dos sentidos, envolvendo emoção, inspiração, prazer e satisfação.

A Região do Vale do Café, maior produtora de café do país durante o século XIX, tem pela primeira vez, empreendimentos certificados sob um mesmo tema. São 19 fazendas históricas e estabelecimentos participantes explorando nas atividades a multiplicidade cultural, racial e religiosa do povo que habitava a região durante a época do Império, representados pela nobreza cafeeira, pelos escravos e índios. Cada local formulou um produto que permite o contato com a história através dos sentidos, seja através de saraus com representação do período histórico ou pratos que fazem releitura de banquetes da época.

Fonte: Luísa Avelino