Hotel Fazenda Florença

Catedral Nossa Senhora da Glória – uma jóia do século XlX (estilo neoclássico) em Valença

Catedral Nossa Senhora da Glória – uma jóia do século XlX (estilo neoclássico) em Valença

Catedral de Nossa Senhora da GlóriaO prédio, que no final de 2004, foi aberto para o culto, após período denso e relativamente rápido de uma restauração nunca antes realizada na cidade, guarda em seu interior um verdadeiro tesouro artístico, histórico, cultural, religioso e, por que não dizer, sentimental do povo valenciano. Dezenas de gerações passaram por suas portas, foram banhadas pelas águas do batismo em seu interior, receberam a absolvição sacramental e o alimento espiritual da Palavra e do Corpo e Sangue do Senhor em suas salas e na nave da Igreja, uniram-se em matrimônio na presença dos ministros autorizados, receberam a unção do Espírito Santo na Crisma ou na ordenação sacerdotal, foram “encomendados” ao Senhor quando ainda se realizavam as missas de corpo presente nas igrejas antes da construção da Capela Mortuária em Valença. Enfim, nasceram para a graça divina, viveram ou renasceram para a graça e voltaram para Deus tendo como cenário as paredes centenárias e as imagens sacras da Catedral de N. Srª. da Glória.

A origem da Catedral de N. Srª. da Glória prende-se à origem da própria Cidade de Valença, podendo ser considerada como seu principal monumento e, pode-se afirmar, o marco principal mesmo de sua História.

 Tendo como ponto de partida de sua história os anos de 1789 e 1803, respectivamente, início das providências para o aldeamento dos nativos então denominados de Coroados e a fundação efetiva da Aldeia de N. Srª. Da Glória de Valença, a cidade surgiu de forma semelhante ao Brasil, ou seja, sob os auspícios da religião católica. Através da Portaria de 5 de fevereiro de 1803 do Vice-Rei D. Fernado José de Portugal foi nomeado capelão para os nativos das terras valencianas o Padre Manoel Gomes Leal que “tendo parochiado (sic) a Igreja de Sacra Família, por Encommenda (sic), havia acompanhado as expedições antecedentes contra os mesmos índios e feito ali serviços muito úteis à Egreja e ao Estado.” (Luiz Damasceno).

 

Botao Call action

Visite nosso site: www.hotelfazendaflorenca.com.br

 Acesse nossas redes socias:

 facebook Google twitter youtube Instagram Pinterest

Siga as novidades em nosso blog ::

www.hotelfazendaflorenca.com.br/blog