Hotel Fazenda Florença

Dicas Culturais – Flores de Camélia Símbolo de Liberdade.

Flores de Camélia  Símbolo de Liberdade

 

O nosso muito obrigado por tudo que fizeram.

Obrigado pelas férteis lavouras de café que no século XlX suas mãos calejadas plantaram e que trouxeram grandes divisas para nossas terras. Obrigado pela construção da nossa Igreja Matriz, que com suor e fé no coração ajudaram a construir. Obrigado pelo túnel que com suas lágrimas e sangue de suas mãos, e hoje uma lembrança viva do que foram e são capazes os nossos irmãos negros. Obrigado por terem ajudado a construir as fazendas e engenhos, a estação e a Ponte dos Arcos, obras históricas de valor incalculáveis para o nosso pedacinho do céu. Obrigado pelo leite materno que as mães pretas alimentaram e salvaram muitos de nós brancos.  Obrigado pela cultura e costumes que nos deixaram. Obrigado irmãos negros, reis e chefes em suas terras, por não guardarem ódio de nossos antepassados que os submeteram a força do trabalho escravo. Obrigado pela humildade que sempre tiveram, que ensinaram a nós também sermos humildes. Obrigado pelo carinho e dedicação que tiveram por nós os brancos que muitas das vezes não soubemos retribuir a altura, humildemente pedimos Perdão. Hoje 128 anos da Libertação, o que queremos, e que acabe para sempre essa mancha em nossa história é que de agora em diante possamos viver irmanados na amizade, igualdade e Fraternidade. Obrigado eterno de todos nós.  Texto Escrito no ano do Centenário da Abolição da Escravidão por Victor Emanuel Couto (morador de Conservatória) adaptado para as  comemorações dos 128 anos da Abolição na Fazenda Florença.

Camélia, símbolo da libertação dos escravos, muito usada pelos abolicionistas e pela Princesa Isabel sobre a sua mesa de trabalho. Usada também para enfeitar a carruagem da Princesa em Petrópolis durante a batalha das flores

Vários pés deste arbusto estão foram plantados nos jardins da Florença em homenagem aos homens, mulheres e crianças afrodescendentes que aqui viveram e construíram está fazenda.

FOTOS-DAS-CAMÉLIAS FOTOS-DAS-CAMÉLIAS-2